REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Onde terá 2° turno no Ceará? Entenda como funciona

Com a chegada do período eleitoral e a divulgação dos candidatos que disputam a Prefeitura, várias cidades apresentaram mais de duas candidaturas ao paço municipal. Aqui na região Sertão Central, vários municípios apresentam mais de duas opções na corrida ao cargo de prefeito.

Logo, com essa pluralidade de opções, surgem dúvidas: “Vai ter segundo turno?” ou “E agora, só ficam os dois para o segundo turno?”. Porém, não é o número de candidaturas que delimita se há ou não segundo turno em um determinado local.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para se ter segundo turno é necessário o número mínimo de 200 mil eleitores. Além disso, o segundo turno só ocorre quando nenhum dos candidatos atinge a marca de 50% mais um voto (Contando apenas votos válidos, descartando os votos brancos e nulos).

No Brasil, nessas eleições de 2016, 92 municípios podem ter a disputa eleitoral prorrogada à 30 de outubro, dia em que os eleitores retornam as urnas para votarem nesse segundo turno. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia tem essa possibilidade de prorrogação de disputa.

Além disso, apenas eleições majoritárias como a de Prefeito, Presidente da Republica e Governador tem possibilidade de isso ocorrer. As eleições para Vereadores, Deputados Federais, Estaduais e Senadores, obedecem ao sistema de voto proporcional, que não permite que haja segundo turno na disputa desses cargos.

Assim em cidades como Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu, Banabuiú e tantas outras que aparecem com mais de duas candidaturas, é impossível haver segundo turno, já que não possuem o eleitorado suficiente, conforme o TSE.

Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo